Resumo:
A noção de sentido e referência está presente no contexto da enunciação dos falantes da
língua. Sendo assim, todo falante faz referência sobre um objeto de modo que usa suas
manifestações de pensamento para fazer referências sobre um objeto no mundo e são nessas
demonstrações que são produzidos os significados. Esses significados, em última instância,
constituem a própria cultura que é manifestada na superfície da língua(gem). Diante disso, o
presente estudo analisa um corpus composto por anúncios publicitários da fabricante de
produtos preventivos Durex Brasil, que concorre expressão e sentidos com uma marca de fitas
adesivas bastante conhecida dos brasileiros, a Durex 3M. Para a realização desse estudo foi
escolhida como base teórica a Semântica Cultural (FERRAREZI Jr., 2008; 2010; 2013), que
estuda os sentidos e a influência da cultura sobre eles. Fundamentam ainda essa pesquisa os
estudos da identidade (HALL, 2006), linguagem, memória e cultura (RODRIGUES, 2011) e
da enunciação (GUIMARÃES, 2002), em que se observou o jogo de palavras utilizado pela
empresa Durex Brasil, na tentativa de chamar a atenção dos consumidores a partir da
memória cultural do povo brasileiro (RIBEIRO, 1995). No que diz respeito à cibercultura,
além das análises realizadas frente aos anúncios publicitários da empresa Durex Brasil, foram
analisados os comentários dos internautas presentes nas redes sociais, atentando para a
representação que tais elementos de linguagem e de sentido sugerem quando o leitor tem
contato com o objeto (anúncio publicitário) nas redes sociais. Constatou-se que os leitores dos
anúncios de preservativos da Durex Brasil fazem referência imediata à fita adesiva da Durex
3M, fato que demonstra que a empresa de preservativos concorre sentidos com a empresa de
fitas adesivas, a partir de anúncios que fazem referência afetivo-cultural ao seguimento
familiar da Durex 3M. No jogo enunciativo, configurado pelos anúncios da Durex Brasil,
quem sai ganhando é justamente a empresa que adentra a posteriori no mercado brasileiro. Ela
se insere na vicissitude comercial do país pela investida no artifício da referenciação de
expressões e conteúdos que significam mais pela relação/aproximação do que pela
oposição/diferença (RODRIGUES, 2011). A linguagem em uso e o jogo comercial se
mostraram parceiros bem-sucedidos na investida de produzir sentidos em anúncios comerciais
analisados neste estudo.
Descrição:
ARAÚJO, V. K. P. de. "Sexo incrível" com Durex: uma análise semântico-cultural. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.