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Esse estudo encontra-se pautado nos conflitos gerados durante a atuação de professores em
formação inicial em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelados em uma
entrevista coletiva, realizada com três alunos universitários do curso de Letras-Português, da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participantes do subprojeto de Residência
Pedagógica (RP), cota (2018-2019), acerca de sua da atuação em turmas de EJA. Nesse
contexto, os objetivos voltam-se a: de maneira geral, analisar a atuação de residentes,
graduandos em Letras-Português/Campus I, frente aos conflitos vivenciados durante a
regência de aulas em turmas de EJA; e mais especificamente, investigar os conflitos
vivenciados por esses residentes, relatados durante uma entrevista coletiva, sobre o
desempenho durante a regência de aulas; e comparar as dificuldades desses professores em
formação inicial frente a outras experiências. Para tanto, abordou-se como aporte teórico: a
importância do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica para a formação docente
(PIMENTA; LIMA, 2004; TARDIF, 2014; SILVESTRE; VALENTE, 2014); os desafios da
EJA (BRASIL, 2002; LDB, 2017; LAFFIN, 2012; CNE,CE, 2000) e as diversas situações de
conflitos presentes no ambiente de trabalho, em especial na realidade de muitos professores
(SANT’ANA, 2016; CLOT, 2007; CRISTÓVÃO; FOGAÇA, 2008; FOGAÇA, 2010, 2011).
Amparada na pesquisa de tipo qualitativo-interpretativa (OLIVEIRA, 2007), a análise dos
dados apresentou os seguintes resultados: inicialmente, os conflitos gerados durante a
experiência na EJA e comparando-a a experiências anteriores, como no Estágio
Supervisionado, em outros projetos da universidade e em escolas de ensino básico revelaram
que os residentes sentiram dificuldades em atuar na EJA; e, posteriormente, enfatizaram o
cuidado que se deve ter ao escolher o gênero a ser abordado nas aulas, priorizando textos mais
curtos, como caricatura e cartum. De uma maneira geral, esses resultados apontam para o fato
de que, diante dos conflitos, os residentes buscaram estratégias que pudessem solucioná-los, a
fim de contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem do educando. |
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