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Esta pesquisa objetiva analisar a temática do triângulo amoroso nos enredos de papel criados
pela memória e pela triangularidade na obra de Machado de Assis. A partir dos discursos de
traição nos romances de Dom Casmurro (1997) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (2016),
observamos a personificação do ciúme e suas relações sociais e humanas na construção
dessas narrativas memorialistas, que têm o comprometimento de arquitetar o que é verdadeiro na produção dos efeitos de sentido expressos nas relações extraconjugais que envolvem Virgília e Capitu. Para que pudéssemos analisar os discursos de traição e a verdade de
cada época, como também o adultério, uma prática social proibida e criminosa durante o sé-
culo XIX, e que não impediu estas mulheres de viver, lutar e vencer o sistema patriarcal sem
se importarem com os julgamentos da sociedade na qual estavam inseridas, utilizamos a
perspectiva da análise do discurso francesa, partindo das concepções de verdade e poder
postuladas por Foucault (1988, 1989, 1998, 1999, 2014, 2017). Nos apoiamos ainda nas
ideias de Bosi (1999), Gomes (1967), Greimas e Fontanille (1993) para analisar o dito e o nãodito desses discursos adúlteros. Para esta realização, aplicamos o método de pesquisa qualitativa de Severino (2007) que descreve, documenta e explica como o levantamento de dados
dos caminhos discursivos e o sentir dos personagens são revelados por meio de verdades e
traições, que por fim, se identificam com os discursos adulterinos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa. |
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