dc.contributor.author |
Silva, Elizama Barbosa da |
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dc.date.accessioned |
2019-12-17T17:18:53Z |
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dc.date.available |
2019-12-17T17:18:53Z |
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dc.date.issued |
2019-12-11 |
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dc.identifier.other |
CDD 375 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21370 |
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dc.description |
SILVA, E. B. da. A Base Nacional Comum Curricular e a imprevisibilidade do contexto de práticas: o que pensam profissionais da educação. 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental
foi aprovada no dia 15/12/2017 em votação no Conselho Nacional de Educação (CNE) e
homologada em 20/12/2017 pelo então Ministro da Educação, José Mendonça Filho. O
documento estabelece um conjunto de direitos de aprendizagens em termos de
conhecimentos, campos de experiências, competências e habilidades, considerados essenciais
e indispensáveis às crianças e aos jovens brasileiros em cada etapa da educação básica no
Brasil. Esse documento tem sido alvo de várias discussões em todo país, principalmente no
que se refere à sua operacionalização no contexto de prática. Têm-se questionado como o
documento poderá contribuir ou não para melhoria da qualidade da educação nas referidas
etapas. Concernente a essa discussão, essa pesquisa objetiva analisar qual a capacidade da
BNCC para constituir-se enquanto currículo nacional (mínimo), mediante à imprevisibilidade
do contexto da rede municipal de Pocinhos/PB. Para tanto, recorremos à análise documental
como procedimento metodológico e ao questionário como técnica de coleta de dados. Como
referencial teórico recorremos à abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e como
campo empírico à secretaria municipal de educação e escolas do munícipio de Pocinhos/PB.
Participaram da pesquisa quatro gestoras, duas coordenadores pedagógicas e quatro
professoras em um total de doze participantes. Constatamos que a secretaria tem realizado
formação apenas com gestores e coordenadores pedagógicos, deixando a formação dos
docentes para 2020, bem como a BNCC vem tendo uma boa aceitação pelas profissionais,
uma vez que acreditam que, em longo prazo, ela contribuirá para a melhoria da qualidade da
educação básica no país. De acordo com essas educadoras, também falta uma formação
apropriada para que a Base venha a ser implementada efetivamente. Conclui-se que fica quase
impossível uma real efetivação das finalidades da BNCC no sentido de garantir igualdade de
aceso ao conhecimento para os estudantes de todo o país, melhoria da qualidade e constituirse em currículo nacional, ainda que possa vir a ser uma referência importante para se pensar
os direitos de aprendizagem dos estudantes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Francisca Pereira Salvino |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
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dc.subject |
Currículo nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto de prática |
pt_BR |
dc.title |
A Base Nacional Comum Curricular e a imprevisibilidade do contexto de práticas: o que pensam profissionais da educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |