UEPB - Repositório Digital

Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Talita Tertoliano
dc.date.accessioned 2019-12-17T17:43:56Z
dc.date.available 2019-12-17T17:43:56Z
dc.date.issued 2019-12-10
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21373
dc.description MENDES, T. T. Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A importância do estudo sobre a afetividade se torna cada vez mais essencial, tendo em vista que o contexto da educação atual da Educação Infantil está se tornando um ambiente cada vez mais complexo. Adotando-se como aporte os conceitos de Henri Wallon, sobre a importância da afetividade no desenvolvimento psicológico infantil. Diante do exposto, o presente estudo busca refletir sobre a importância da afetividade na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica para construir o aporte teórico que buscou retratar o conceito da afetividade tal como proposto pelo teórico Henri Wallon. No processo de tal análise, partiu-se em primeira instância de um breve conceito sobre a afetividade, de forma difundida numa perspectiva diferenciada e psicogenética de três manifestações, são elas: a emoção, o sentimento e a paixão. Em seguida, foi abordado sobre a importância da relação afetiva entre Professor x Aluno, de como o afeto pode alavancar e impulsionar o aprendizado da criança. Também são expostos alguns aspectos históricos-conceituais sobre a Educação Infantil no Brasil, e as atualizações na Base Nacional Curricular. Por fim, são apresentados alguns dos resultados de algumas entrevistas com professores da Educação Infantil sobre o tema da afetividade no contexto escolar. Assim, considerase que é através da afetividade que o indivíduo acessa mundo simbólico, organizando a atividade cognitiva e possibilitando seu avanço em termos de desenvolvimento integral desde a Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof Dr Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Psicogenética pt_BR
dc.subject Relação aluno-professor pt_BR
dc.title Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta