dc.contributor.author |
Mendes, Talita Tertoliano |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T17:43:56Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17T17:43:56Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21373 |
|
dc.description |
MENDES, T. T. Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A importância do estudo sobre a afetividade se torna cada vez mais essencial, tendo
em vista que o contexto da educação atual da Educação Infantil está se tornando um
ambiente cada vez mais complexo. Adotando-se como aporte os conceitos de Henri
Wallon, sobre a importância da afetividade no desenvolvimento psicológico infantil.
Diante do exposto, o presente estudo busca refletir sobre a importância da afetividade
na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica para construir
o aporte teórico que buscou retratar o conceito da afetividade tal como proposto pelo
teórico Henri Wallon. No processo de tal análise, partiu-se em primeira instância de
um breve conceito sobre a afetividade, de forma difundida numa perspectiva
diferenciada e psicogenética de três manifestações, são elas: a emoção, o sentimento
e a paixão. Em seguida, foi abordado sobre a importância da relação afetiva entre
Professor x Aluno, de como o afeto pode alavancar e impulsionar o aprendizado da
criança. Também são expostos alguns aspectos históricos-conceituais sobre a
Educação Infantil no Brasil, e as atualizações na Base Nacional Curricular. Por fim,
são apresentados alguns dos resultados de algumas entrevistas com professores da
Educação Infantil sobre o tema da afetividade no contexto escolar. Assim, considerase que é através da afetividade que o indivíduo acessa mundo simbólico, organizando
a atividade cognitiva e possibilitando seu avanço em termos de desenvolvimento
integral desde a Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof Dr Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Psicogenética |
pt_BR |
dc.subject |
Relação aluno-professor |
pt_BR |
dc.title |
Importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |