Resumo:
A afetividade é vista como a capacidade do indivíduo de experimentar um conjunto de
fenômenos afetivos, como tendências, emoções, paixões e sentimentos. Diante disso, este
trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos afetivos como fatores que influenciam no
desempenho e na apren dizagem escolar. De forma específica, esta proposta: expõe o conceito
de afetividade; identifica os fatores que influenciam na aprendizagem; destaca a relação da
família no processo de ensino aprendizagem; reflete sobre as múltiplas dimensões envolvidas
no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem (fracasso escolar) e analisa a relação das
crianças com elas mesmas e com os professores. Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa,
com ênfase na pesquisa de campo. Como procedimentos metodológicos utili zamos
observações e entrevistas, com professores de duas escolas públicas da cidade de Campina
Grande/PB. O referencial teórico utilizado foi Freire (1996), Jacob e Loureiro (1996),
Maldonado (1997 ), Wallon ( 2007), Vigotsky (2001), dentre outros. Por fim, diante dos
referenciais teóricos e da análise de entrevistas, ficou compreendido o quanto a afetividade
entre os atores envolvidos na aprendizagem é de essencial importância no cotidiano escolar,
sendo extremamente significativos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
BARROS, C. C. de. A influência dos aspectos afetivos na aprendizagem escolar. 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.