Resumo:
O presente
artigo aborda a formação docente como um dos fatores que influencia
diretamente o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Bem como, as
competências necessárias ao professor tanto na formação inicial, quanto na
continua da. Tem como objetivo discutir sobre a formação docente e o processo de
ensino aprendizagem. Neste sentido é imprescindível que o professor esteja sempre
se aperfeiçoando, pois a formação docente é um desenvolvimento gradual dos
saberes, buscando assim garantir aos alu nos uma aprendizagem significativa. Para
dialogar conosco , utilizamos autores como Freire 2014)2014), Azanha ( 2006), Moysés
( dentre outros. A metodologia é de cunho qualitativa, com abordagem na
pesquisa de campo. Como procedimentos metodológicos utilizamos a aplicação de
um questionário, afim de buscar informações sobre a prática docente, as
dificuldades que encontram na atuação , e os problemas mais comum no
aprendizado dos alunos. Constatou se que na maior parte dos problemas no
aprendizado deve se a fatores externos, ou seja A o meio social e econômico ao
qual está inserido. São inúmeras condições adversas que influenciam as falhas no
processo de ensino, mas , é a figura do professor que possibilita caminhos que levam
o indivíduo ao conhecimento.
Descrição:
FARIAS, N. P. de. A prática docente e o processo de ensino aprendizagem em uma escola pública do município de Juarez Távora/PB. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.