UEPB - Repositório Digital

O atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de Campina Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Thaislânia Fernanda Vieira de
dc.date.accessioned 2019-12-18T17:45:38Z
dc.date.available 2019-12-18T17:45:38Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21388
dc.description LUCENA, T. F. V. de. O atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de Campina Grande/PB. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O termo Inclusão escolar e sua prática tem acarretado novos paradigmas para as escolas de ensino regular, oferecer aos alunos com deficiência (física, sensorial, intelectual, múltiplas, TEA e altas habilidades) condições de aprendizagem sem discriminação, como também contribuir no desenvolvimento de suas potencialidades e suas capacidades. Mediante o exposto, o presente trabalho teve como objetivo verificar a rotina e as práticas diárias dos alunos que são atendidos pelo atendimento educacional especializado em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande, PB. O presente estudo foi caracterizado por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados foram coletados durante as observações, por meio de registro fotográfico da rotina pedagógica de quatro alunos que são atendidos pelo AEE, entre o período de maio a setembro de 2019. Como referencial teórico utilizamos: Mendes (1995), Alves (2016), Bezerra (2017, dentre outros. Desta forma, foi possível identificar por meio das observações que as tarefas e dinâmicas aplicadas fizeram com que os alunos se desenvolvessem mais, onde tiveram uma participação efetiva, envolvendo expressões de sorrisos, dialogo, dúvidas, questionamentos, entre outros, tornando as atividades bastante prazerosas entre eles. Portanto, podemos concluir que o AEE facilita a inserção do aluno no contexto escolar, mas que ela não é tarefa fácil, porém deve ser visto de maneira prazerosa e desafiadora pelo professor, pois a percepção e dedicação destes profissionais são de suma importância para o desenvolvimento destes alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Wanderleia Farias Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Tecnologia assistiva pt_BR
dc.title O atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta