UEPB - Repositório Digital

Brincando e aprendendo com as cantigas de roda na educação infantil: relato de experiência em uma classe do maternal

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Perluche, Roselene da Silva
dc.date.accessioned 2019-12-18T17:52:49Z
dc.date.available 2019-12-18T17:52:49Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21390
dc.description PERLUCHE, R. da S. Brincando e aprendendo com as cantigas de roda na educação infantil: relato de experiência em uma classe do maternal. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente relatório tem como objetivo narrar as experiências desenvolvidas durante o estágio de Educação Infantil, o Estágio Supervisionado IV, que proporciona experiências voltadas para o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, motor, intelectual, afetivo e social. No estágio trabalhou-se com um projeto voltado para o tema Cantigas de roda, promovendo a interação e socialização entre as crianças, tomando como foco a construção de regras e de valores básicos de convívio social. A experiência foi desenvolvida em consonância com o plano de estágio apresentado à professora orientadora e de acordo com a rotina estabelecida na instituição campo de estágio. Este teve a duração de cinco encontros/aulas em uma classe do Maternal. Com efeito, as atividades foram desenvolvidas de forma coletiva e individual com as crianças, quais sejam: a acolhida, troca de roupa, café da manhã, em seguida a atividades lúdicas. A rotina diária abordou diferentes atividades para poder contribuir com socialização tais como dramatização, confecção de objetos trabalhados nas cantigas, recorte, colagem e pinturas. Ao colocar em prática o projeto de estágio, associando-os aos textos estudados, pude associar o desenvolvimento de uma criança que está na creche, devido a socialização com outras crianças. Como suporte teórico, tivemos como base os estudos a partir das leituras de Roseli Fontana (1997); Nazaré Cruz (1997); Manuel Sarmento (2008); Cristina Soares de Gouvea (2008), dentre outros. Tais leituras me possibilitaram compreender que o brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças, particularmente na classe em que o estágio foi realizado. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Marta Lúcia de Souza Celino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Maternal pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Brincando e aprendendo com as cantigas de roda na educação infantil: relato de experiência em uma classe do maternal pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta