UEPB - Repositório Digital

Leitura: uma perspectiva sócio-histórica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Reis, Gracimone Meneses dos Santos
dc.date.accessioned 2019-12-18T18:14:04Z
dc.date.available 2019-12-18T18:14:04Z
dc.date.issued 2019-12-10
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21396
dc.description REIS, G. M. dos S. Leitura: uma perspectiva sócio-histórica. 2019. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A leitura é à base do conhecimento, pois é através dela que pode ser adquirido conhecimento das demais disciplinas também, pois para uma melhor compreensão, deve não só saber ler, mas, interpretar o que se ler, se não houver uma boa compreensão e interpretação do que for lido a aprendizagem será precária. O objetivo deste trabalho é apresentar a leitura em uma perspectiva sócio-histórica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como material de análise livros e artigos científicos publicados no Scielo. Os artigos foram pesquisados a partir das palavras-chave “Leitura” E “Dificuldades de aprendizagem”. As dificuldades na leitura são inúmeras e as mesmas podem surgir de acordo com algumas necessidades educacionais especiais do educando com dificuldades de leitura, que ocorre quando a criança não tem um rendimento escolar adequado para sua idade, sendo assim, apresenta a dimensão cognitiva preservada mais ainda assim não encontrou seu ritmo de desenvolvimento escolar, podendo manifestar-se em outras áreas da vida, nos aspectos que se relacionam a leitura, a escrita ou o cálculo, o que não implica em atraso mental. O conceito de leitura vem sendo trabalhado e discutido há muitos anos, porém ainda hoje é notável a dificuldade de muitos em o definir e, o mais importante, compreender o seu significado no processo de ensino e aprendizagem, isto porque o conceito de leitura é bastante complexo. Por fim arrolamos este estudo em Piaget (1976); Kleimam (2005); Bortoni, Machado, Castanheira (2018). pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Leitura: uma perspectiva sócio-histórica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta