UEPB - Repositório Digital

A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Risonete Borges da
dc.date.accessioned 2019-12-18T19:13:21Z
dc.date.available 2019-12-18T19:13:21Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21398
dc.description SILVA, R. B. da. A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Especial vem passando por diversos avanços nos últimos anos, através de ações e políticas públicas que contribuem para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Porém na perspectiva da Educação Inclusiva ainda se sobrepõem dificuldades na prática das salas de aula das escolas regulares. É necessária maior adequação dos estabelecimentos de ensino e melhoria no processo de formação de professores. Sob este enfoque o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo geral refletir acerca da implantação da Educação Especial na perspectiva inclusiva nas escolas do munícipio de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, e como objetivos específicos pontuar as dificuldades encontradas por professores que lecionam em turmas de alunos com necessidades especiais e identificar a formação recebida pelos docentes na área da Educação Especial e Inclusiva. O estudo foi feito por meio de pesquisa do tipo qualitativa, procurando interpretar os dados coletados. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário com professores que lecionam na modalidade da Educação Especial, com o intuito de conhecer a formação do professor para atuar na Educação Especial na Perspectiva inclusiva. O estudo foi referenciado por vários teóricos da área dentre eles Grass, Sassaki, Mendonça, Bardin. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos professores já participou de cursos de formação, sendo os mais comuns, curso de Libras e formação pelo Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Que existem muitas dificuldades por parte dos professores que lecionam com crianças especiais, dentre as mais frequentes estão às barreiras apresentadas na própria escola e a falta de formação continuada dos mesmos, haja vista as constantes mudanças comportamentais enfrentadas no cotidiano. Ainda foi elencado o que pode ser melhorado no processo de inclusão nas escolas, sendo o mais citado a promoção de cursos de formação com profissionais capacitados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta