dc.contributor.author |
Silva, Risonete Borges da |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T19:13:21Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18T19:13:21Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21398 |
|
dc.description |
SILVA, R. B. da. A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação Especial vem passando por diversos avanços nos últimos anos, através de ações e
políticas públicas que contribuem para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Porém
na perspectiva da Educação Inclusiva ainda se sobrepõem dificuldades na prática das salas de
aula das escolas regulares. É necessária maior adequação dos estabelecimentos de ensino e
melhoria no processo de formação de professores. Sob este enfoque o presente trabalho de
pesquisa tem como objetivo geral refletir acerca da implantação da Educação Especial na
perspectiva inclusiva nas escolas do munícipio de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, e
como objetivos específicos pontuar as dificuldades encontradas por professores que lecionam
em turmas de alunos com necessidades especiais e identificar a formação recebida pelos
docentes na área da Educação Especial e Inclusiva. O estudo foi feito por meio de pesquisa do
tipo qualitativa, procurando interpretar os dados coletados. O instrumento utilizado na
pesquisa foi um questionário com professores que lecionam na modalidade da Educação
Especial, com o intuito de conhecer a formação do professor para atuar na Educação Especial
na Perspectiva inclusiva. O estudo foi referenciado por vários teóricos da área dentre eles
Grass, Sassaki, Mendonça, Bardin. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos
professores já participou de cursos de formação, sendo os mais comuns, curso de Libras e
formação pelo Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Que existem muitas
dificuldades por parte dos professores que lecionam com crianças especiais, dentre as mais
frequentes estão às barreiras apresentadas na própria escola e a falta de formação continuada
dos mesmos, haja vista as constantes mudanças comportamentais enfrentadas no cotidiano.
Ainda foi elencado o que pode ser melhorado no processo de inclusão nas escolas, sendo o
mais citado a promoção de cursos de formação com profissionais capacitados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |