dc.description.abstract |
O presente artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de
caráter exploratório, a qual objetiva investigar qual a concepção de educadores sobre a
alfabetização em uma escola Municipal na cidade de Campina Grande/PB. Para tanto,
utilizamos como instrumento metodológico o questionário aberto, tendo como público alvo
pedagogas que atuam na referida escola. Constatamos que a maioria das educadoras
participantes da pesquisa compreende a alfabetização como um processo de ensino e
aprendizagem, no qual se deve focar na aprendizagem do sujeito e como ele aprende,
buscando adequar sua prática docente as necessidades de cada educando. Para elas o método
de alfabetização mais adequado é aquele que leve a criança a se apropriar do conhecimento,
destacam que a alfabetização vai além do ensino da leitura e da escrita, pois elas em sua
maioria afirmam ser necessário instigar os alunos a verem o mundo, por meio da ação
docente. Conclui-se que algumas educadoras consideram importante o letramento na medida
em que enfatiza a ação de ensinar o aluno a interpreta o mundo em sua volta, ou seja, elas têm
como concepção que alfabetizar é ir além de fazer com que o aluno se aproprie do sistema de
escrita alfabética. Assim, a concepção sobre como se ensina influencia diretamente na
aprendizagem das crianças, por essa razão é por meio de um ensino sistemático que os alunos
conseguem ser alfabetizado, independentemente de métodos para alfabetizar, o ideal é que se
alfabetize Letrando. Referendamo-nos teoricamente em autores a exemplo de Soares (2010),
Morais (2012), Moll (2009), Mortatti (2010), Mendonça e Mendonça (2008) entre outros. |
pt_BR |