dc.description.abstract |
Este
estudo , tem como objetivo geral investigar o entrecruzamento do discurso com
a prática da P oesia em uma sala de aula do primeiro ano do E nsino F undamental,
em uma es cola da rede municipal na cidade de Campina Grande PB. E, como
objetivos específicos: analisar a colaboração da poesia, enquanto gênero literário
para a formação de cidadãos críticos e reflexivos; compreender se a Poesia é
explorada para formar o leitor; verificar se o trabalho com o texto literário acontecia
em suas aulas. Focamos esse artigo numa pesquisa qualitativ a , do tipo estudo de
caso, e como técnica para a coleta d os dados, observamos a turma do primeiro ano
do Ensino Fundamental e aplicamos um q uestionário com a professora . Com base
em pesquisas s abemos que , segundo Pinheiro 2018 ) a Poesia , no contexto
escolar, é um dos gêneros menos trabalhado s , e , isso acontece, muitas vezes,
devido à falta de conhecimento dos professores no que concerne à va lorização d a
linguagem poética N o contexto escolar acreditamos que a importância da Poesia se
deve a sua ação formadora, uma vez que possibilita o encontro do homem com a
cultura, assim como, um maior conhecimento de si e do mundo que o rodeia
a judando o aluno na sua formação enquanto sujeito leitor, preocupad o com as
questões sociais que o cerca, agindo de forma crítica e reflexiva E sse contato ainda
na infância é fundamental, pois, estimula a criatividade, a imaginação e contribui
para o desenvolvime nto da criança, tornando os alunos não poetas, mas sensíveis à
Poesia. Para esse estudo, apoiamo nos em autores , como Antunes (2012),
Cademartori (2012), Debus, Bazzo, Bartolotto (2018), Pinheiro ( 2018 ), teóricos que
abordam , de a Poesia na sala de a ula e a mediação do professor com o texto
escolar. |
pt_BR |