UEPB - Repositório Digital

A escola na perspectiva da criança através das narrativas imagéticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Basílio, Larissa Santos
dc.date.accessioned 2019-12-18T19:18:54Z
dc.date.available 2019-12-18T19:18:54Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21401
dc.description BASÍLIO, L. S. A escola na perspectiva da criança através das narrativas imagéticas. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar as narrativas imagéticas de crianças da Educação Infantil, a partir de fotografias da escola, por elas tiradas, levando em consideração os elementos que mais sobressaem. Como encaminhamento do processo investigativo optamos por um estudo longitudinal, do tipo observação participativa visto que nessa modalidade, o pesquisador não é apenas um elemento de fora que observa a situação que está sendo estudada. Foram sujeitos da pesquisa, crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de idade, totalizando 7 (sete) crianças. A amostra foi selecionada de maneira aleatória, considerando o interesse de participação. A unidade selecionada para o estudo foi uma Escola de Rede Privada localizada na Rua João Cariri, número 160 no Bairro do Cruzeiro, situada no Município de Campina Grande- PB, no período compreendido aos meses de Agosto e Outubro do ano de 2019. Assim, do primeiro momento com os sujeitos da pesquisa até o final da coleta de dados passaram-se três meses. Constatamos que as narrativas infantis não são algo pronto e pré-definido, uma vez que as crianças são dotadas de um vocabulário diverso que em muitos momentos não se espelham no vocabulário do adulto. Identificamos, também, a importância de um mediador para contribuir no desenvolvimento gradativo do vocabulário infantil. Abordamos, também, o quão vasta são as maneiras de se comunicar, dando ênfase às narrativas imagéticas, onde a criança é capaz de se expressar utilizando de objetos visuais. Como suporte teórico, nos baseamos em Vygotsky (2005), Piaget (1973), Brandão (2015), Bruner (1993), Perroni (1992), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Abramowicz (2003), François (2009), Menezes (2016), Berger (1999), Aumont (2012), Manghel (2001), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Narrativa infantil pt_BR
dc.subject Narrativa imagética pt_BR
dc.subject Vocabulário infantil pt_BR
dc.title A escola na perspectiva da criança através das narrativas imagéticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta