UEPB - Repositório Digital

Alfabetização, letramento e ensino: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Karla Regiane Vieira
dc.date.accessioned 2019-12-18T19:20:03Z
dc.date.available 2019-12-18T19:20:03Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21402
dc.description COSTA, K. R. V. Alfabetização, letramento e ensino: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, esforços têm sido empreendidos para que os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos se vejam envolvidos em práticas escolares atentas à diversidade cultural e à riqueza da pluralidade que compõem o povo brasileiro. Tais posturas dos professores, na maioria das vezes, estão relacionadas mais à sensibilidade do que a uma formação apropriada para o exercício de suas atividades. O presente trabalho toma por base estudos desenvolvidos no campo da educação de jovens e adultos, tais como apresentados por Amorim (2007), Di Pierro (2005), Freire (1983), Haddad (2001), e tem por objetivo analisar as contribuições do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento em Educação de Jovens e Adultos, ofertado pela Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de junho de 2016 a junho de 2017, Campus I, Campina Grande. A investigação teve como foco refletir sobre a função social e pedagógica da formação oportunizada por cursos de formação continuada dessa natureza e as contribuições que trazem para a área de conhecimento e atuação dos envolvidos na educação profissional integrada à educação permanente de pessoas jovens e adultas. Caracteriza-se, nessa perspectiva como uma pesquisa qualitativa com base exploratória, tendo como sujeitos cursistas do curso de extensão. A investigação mostrou que tais formações são relevantes e contribuem para que os envolvidos atuem em suas áreas com maior compreensão sobre os sujeitos e maior competência no desenvolvimento da suas práticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Alfabetização, letramento e ensino: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta