Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade principal apresentar os
resultados de uma pesquisa de campo, sobre uma reflexão voltada à figura do
Professor Assistente/Auxiliar presente no Programa Mais Alfabetização - o PMALFA,
realizada em umas das unidades de ensino da rede pública municipal de Campina
Grande – PB, que aderiu ao PMALFA. Essa pesquisa foi vinculada ao Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - (PIBIC), com o apoio do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (CNPq), cota: (2018-2019).
Vale salientar que o objeto de estudo dessa pesquisa foi o PMALFA - programa
criado pelo Ministério da Educação - (MEC), instituído para fortalecer e apoiar a
unidade de ensino no processo de alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do
Ensino Fundamental. É importante esclarecer que esse programa teve por base os
últimos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - (ANA) 2016, em análise
do nível insuficiente de crianças ainda não-alfabetizadas nas redes municipais na
idade certa. Como suporte teórico para subsidiar a pesquisa, buscamos apoio de
autores como: Martin (2007); Libâneo (1994); Martins (2003); Freire (1989-1996);
Soares (2016-2018); Zabala (1998); Saviani (2013); Ribeiro (1993); Raymundo
(1998); Rodrigues (2001); SHIGUNOV & MACIEL (2008). Fundamentamos também
nossas pesquisas em documentos oficiais referente à temática em estudo, bem
como a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a Base Nacional Comum
Curricular, e demais fontes de pesquisas. A metodologia do presente trabalho foi de
natureza qualitativa, com a pesquisa do tipo estudo de caso, mediante dados
coletados durante a pesquisa, cujos resultados apontaram lacunas existentes quanto
ao atraso do PMALFA no início de suas atividades, bem como a forma como o
programa foi implantado na escola, assim como sólida formação continuada, por
parte da figura do professor assistente/auxiliar.
Descrição:
TRAVASSOS, E. Reflexões acerca da figura do professor assistente/auxiliar no programa mais alfabetização numa escola da rede municipal de Campina Grande-PB. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.