dc.description.abstract |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)é um transtorno
comportamental que tem como característica a desatenção, desorganização e impulsividade.
Tem sido desafiador lidar com o publico TDAH, tendo em vista que nem sempre os
professores estão preparados para lidar com esse tipo de necessidade educacional. Nesse
sentido, este trabalho compreender o contexto educativo de professores da Educação Básica
junto a crianças com TDAH, tendo como perspectiva o processo de inclusão.
Especificamente, buscou-se verificar o que os professores da Educação Básica entendem por
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), descrever as principais
atividades didático-pedagógicas que os professores desenvolvem com seu(a) aluno(a)
diagnosticado com TDAH visando o seu desenvolvimento, e elencar os principais desafios
para lidar com o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH. O presente estudo
configura-se como uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 25 professoras
do Município de Campina Grande, a estas foi aplicado um questionário no intuito de
analisarmos o que as professoras compreendem sobre o transtorno contribuindo assim para
obtenção de dados desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico nos autores
Amorim (2010), Rohde e Benzick (1999), Barkley (2002) e Estanislau e Bressan (2014). Os
principais resultados desta pesquisa permitiram entendermos que muitos professores, apesar
de terem conhecimento do que se trata o TDAH, sabendo identificar as características, não se
sentem preparadas pedagogicamente para o ensino de crianças diagnosticadas com TDAH.
Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os professores, no
intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. |
pt_BR |