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Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana

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dc.contributor.author Leal Neto, José Primitivo
dc.date.accessioned 2020-01-14T14:32:52Z
dc.date.available 2020-01-14T14:32:52Z
dc.date.issued 2018-12-04
dc.identifier.other CDD 302.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21426
dc.description LEAL NETO, J. P. Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract As manifestações festivas de padroeiro no meio rural é um fenômeno religioso com características profanas ligadas principalmente ao catolicismo popular, é um momento ao qual as pessoas de determinada comunidade se juntam para homenagear o santo padroeiro do local. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as mudanças nas celebrações católicas no contexto rural ao longo do tempo, principalmente no que tange as manifestações culturais, religiosas e comunicacionais. Para tanto, tomamos como objeto de análise e observação a Festa de Sant’Ana, padroeira da comunidade do Tapuia, zona rural da cidade de Gado Bravo/PB. Com esse recorte, pretende-se especificamente compreender a relação da festividade com as novas formas de informar, indicar quais as manifestações da folkcomunicação estão presentes na comemoração, bem como estudar a festa enquanto processo comunicacional. Este estudo tem como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos adotamos a etnografia balizada principalmente no instrumento de observação e entrevista e a revisão bibliográfica afim de revisitar conceitos basilares para a construção do trabalho. Alguns autores pioneiros nessas áreas serão visitados, entre eles Canclini (1997), Beltrão (1980), Marques de Melo (2008) e Brandão (1989). Com esta pesquisa compreendemos que a reconfiguração do espaço da comunidade influenciou as mudanças estruturais do festejo. Algumas expressões culturais desapareceram ao longo do tempo, a exemplo dos grupos de pife e de zabumbeiros. Já outras permaneceram, a exemplo do bacamarte, dos ex-votos e da procissão. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Folkcomunicação pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.title Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana pt_BR
dc.type Other pt_BR


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