Resumo:
O presente trabalho de pesquisa aborda a apropriação das novas plataformas digitais, mais especificamente o YouTube, por jornalistas empreendedores. Desta forma, o objetivo deste artigo é compreender os usos e as apropriações do YouTube pelo canal Me Poupe!. A metodologia escolhida foi estudo de caso por permitir uma análise qualitativa de um fenômeno. Os resultados da pesquisa demonstram que a jornalista consegue dialogar com sua audiência e que há inovação no modelo de negócio, pois o canal se utiliza de narrativas informais, interage com a audiência e a considera no processo de criação dos conteúdos, além de tratar de assuntos econômicos de forma descontraída, apropriando-se da informalidade inerente ao YouTube. O modo de gerar receita também foi considerado inovador, pois o canal se utiliza de diversas fontes, sendo as principais, a publicidade e cursos online, e palestras.
Descrição:
ROCHA, E. de C. Apropriação do Youtube pelos jornalistas empreendedores: um estudo de caso do Me poupe!. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]