Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar as plataformas digitais como o Facebook e o Instagran do Serviço Social do Comércio – SESCCG, quanto aos eventos culturais promovidos por esta instituição para o público especificamente de Campina Grande. Os espaços oferecem aos seus usuários as informações dos futuros eventos ligados à cultura, como teatro, dança, música, dentre outros. O Departamento de Cultura do SESC sempre promove estes circuitos culturais para a comunidade numa forma de interagir com os comerciários e o público em geral. Como aporte teórico, este estudo pautou-se em conceitos sobre comunicação, internet, globalização, mídias sociais, além de contextualizar o surgimento do Facebook e do Instagran. Quanto ao referencial teórico, buscou-se os conceitos em KUNSCH; LEVY; PASQUALE e GIL. Foi utilizado como método de pesquisa, o estudo de caso que busca compreender a ação do objeto dentro do seu próprio meio. O SESCCG utiliza-se de diversas formas para manter seus usuários bem informados como, a mídia tradicional ( rádio, Tv, jornal e internet), como também na sua página oficial www.sescpb.com.br, além das redes sociais, Facebook e Instagran. A pesquisa foi desenvolvida durante os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2018. O que observou-se foi que, dentre tantas plataformas de divulgação, as reações convencionais no universo da cibercultura como curtidas e/ou comentários foram poucos, verificando desta forma, que o público campinense não interage nem frenquenta tanto os eventos culturais do Sesc.
Descrição:
ARAÚJO, J. A. de J. O SESC nas plataformas digitais: a cultura em foco. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]