dc.description.abstract |
Reconhecendo que a Geometria é parte muito importante da Matemática e que pesquisas apontam sérios problemas relacionados ao seu ensino no Brasil, buscamos analisar como os professores que ensinam Matemática, vêm desenvolvendo e planejando as aulas de Geometria em algumas escolas públicas da cidade de Monteiro-PB. Além disso, o nosso propósito é também apresentar uma proposta metodológica que poderá ampliar as alternativas didáticas para tal ensino. A partir de experiências vivenciadas em escolas públicas desse município, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Estágios Supervisionados e, atualmente, na experiência da Residência Pedagógica, observamos que no município de Monteiro os alunos apresentam diversas dificuldades quando se deparam com conteúdos ligados à Geometria. Frente à isso, realizamos uma pesquisa, por meio de questionário, com cinco professores que ensinam Matemática em escolas da cidade, com o propósito de conhecer as estratégias que eles utilizam para esse ensino. De acordo com as respostas apresentadas, observamos que utilizam de diferentes estratégias, entretanto, enfatizam que apesar dos seus esforços, a maioria dos alunos ainda apresentam muitas dificuldades em relação à esse conhecimento. Pensando nisso e nas atuais
modificações no ensino, apresentamos um conjunto de atividades fundamentadas nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que poderão auxiliar professores que tiverem acesso à essa pesquisa para o trabalho com Geometria. |
pt_BR |