dc.contributor.author |
Belarmino, Jeferson Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2020-01-14T15:36:08Z |
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dc.date.available |
2020-01-14T15:36:08Z |
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dc.date.issued |
2019-12-03 |
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dc.identifier.other |
CDD 515.25 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21437 |
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dc.description |
BELARMINO, J. F. Modelagem computacional de um simulador numérico em 3D para o movimento de projéteis usando Vpyton. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um simulador numérico para o lançamento de projéteis por meio de uma animação em 3D. A modelagem 3D é uma tecnologia que permite a criação interativa de objetos em espaço tridimensional virtual por meio de software. Por ser totalmente gratuita, simples e multiplataforma, optamos pelo uso da biblioteca VPython. A modelagem matemática partiu da análise de forças sobre o projétil e da aplicação da Segunda Lei de Newton. A solução numérica foi obtida iterativamente por meio do método de Euler. Comparações entre os resultados numéricos obtidos via
método de Euler e soluções analíticas da literatura apresentaram boa proximidade. O uso da modelagem 3D acabou por oferecer uma visualização do fenômeno físico muito mais intuitiva e próxima do mundo real, tornando possível o uso da mesma para fins educacionais. Graças a plataforma Glowscript, o simulador foi disponibilizado na web e pode ser acessado livremente por meio de qualquer dispositivo com acesso a internet. |
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dc.description.sponsorship |
Profº. Dr. Brauner Gonçalves Coutinho |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Movimento de projéteis |
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dc.subject |
Modelagem 3D |
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dc.subject |
Simulador computacional |
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dc.subject |
Método de Euler |
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dc.title |
Modelagem computacional de um simulador numérico em 3D para o movimento de projéteis usando Vpython |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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