dc.contributor.author |
Silva, Janayna Estandeslau da |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-15T12:04:01Z |
|
dc.date.available |
2020-01-15T12:04:01Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21478 |
|
dc.description |
SILVA, J. E. Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa investigou como a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) pode contribuir para o ensino de Matemática em uma Turma do 9° Ano de uma escola da rede pública estadual no município de Monteiro – PB. O principal objetivo foi colaborar com as discussões e possibilidades para o ensino de Matemática. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa com a turma, foi usando como conteúdo específico os números reais e suas operações, com o propósito de investigar a partir da proposta de SAI o desenvolvimento de competências individuais, de colaboração e autoestudo, organização de autoaprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico com auxílio de mídias tecnológicas. Dessa forma, previamente ao desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um questionário com a Turma para compreender as possibilidades de trabalhar segundo nossa proposta e, após as análises, foi elaborada uma sequência didática e uma produção de videoaulas para o estudo prévio do conjunto dos números reais e atividades complementares a serem exploradas no momento presente em sala de aula. Os resultados apontam que a SAI é uma metodologia ativa de grande importância que possibilita a autonomia, criticidade, reflexão e desenvolvimento, entretanto, por ser uma proposta relativamente recente em nossa realidade escolar, ainda há desafios, pois alguns alunos não têm o hábito de estudar fora da sala de aula e alguns ainda carecem de recursos tecnológicos necessários para subsidiar os estudos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de Aula Invertida (SAI) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Conjunto dos números reais |
pt_BR |
dc.title |
Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |