UEPB - Repositório Digital

Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Janayna Estandeslau da
dc.date.accessioned 2020-01-15T12:04:01Z
dc.date.available 2020-01-15T12:04:01Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21478
dc.description SILVA, J. E. Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa investigou como a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) pode contribuir para o ensino de Matemática em uma Turma do 9° Ano de uma escola da rede pública estadual no município de Monteiro – PB. O principal objetivo foi colaborar com as discussões e possibilidades para o ensino de Matemática. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa com a turma, foi usando como conteúdo específico os números reais e suas operações, com o propósito de investigar a partir da proposta de SAI o desenvolvimento de competências individuais, de colaboração e autoestudo, organização de autoaprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico com auxílio de mídias tecnológicas. Dessa forma, previamente ao desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um questionário com a Turma para compreender as possibilidades de trabalhar segundo nossa proposta e, após as análises, foi elaborada uma sequência didática e uma produção de videoaulas para o estudo prévio do conjunto dos números reais e atividades complementares a serem exploradas no momento presente em sala de aula. Os resultados apontam que a SAI é uma metodologia ativa de grande importância que possibilita a autonomia, criticidade, reflexão e desenvolvimento, entretanto, por ser uma proposta relativamente recente em nossa realidade escolar, ainda há desafios, pois alguns alunos não têm o hábito de estudar fora da sala de aula e alguns ainda carecem de recursos tecnológicos necessários para subsidiar os estudos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sala de Aula Invertida (SAI) pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Conjunto dos números reais pt_BR
dc.title Sala de aula invertida para o ensino da matemática na escola básica: abordagens e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta