UEPB - Repositório Digital

A prova Brasil na percepção da diretora e de professoras de uma escola de Alagoa Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Larissa Emily de
dc.date.accessioned 2013-10-23T14:55:59Z
dc.date.available 2013-10-23T14:55:59Z
dc.date.issued 2013-10-23
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2147
dc.description Oliveira, L. E. de. A prova Brasil na percepção da diretora e de professoras de uma escola de Alagoa Grande/PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho reflete sobre a criação e evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil, buscando abordá-los com base na discussão sobre as repercussões e mudanças curriculares implicadas na efetivação do referido sistema, tomando como referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental Apollônio Zenayde. Para a realização da pesquisa recorre ao estudo de caso com questionários, aplicados à diretora e cinco professoras do 5° ano, do ensino fundamental. Analisa os resultados obtidos na Prova Brasil pela escola nos anos 2005, 2007 e 2009, período em que a escola alcançou índices surpreendentes. Conclui que avaliações em larga escala cumprem seus objetivos na escola pesquisada uma vez que a mesma atingiu as metas atribuídas pelo MEC. No que diz respeito à “Qualidade da Educação”, a escola demonstrou treinar os alunos para marcar os gabaritos, esquecendo a importância do currículo, que deve ser uma série de atividades educativas, onde a criança irá se empenhar para progredir mais rapidamente. As reflexões empreendidas revelam que tem havido uma mudança significativa na qualidade dos trabalhos realizados na escola, resultante dos investimentos na formação docente, na aquisição de materiais didático-pedagógicos, adesão às orientações do Programa Circuito Campeão e outras medidas. Contudo, as análises autorizam a afirmar que tem havido uma preocupação com o preparo dos alunos para responder às questões da Prova Brasil, em detrimento de um projeto educativo mais amplo e mais voltado para a formação integral dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Curriculo pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB pt_BR
dc.title A prova Brasil na percepção da diretora e de professoras de uma escola de Alagoa Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta