Resumo:
Desde a fomentação da Declaração de Salamanca, em 1994, muitos estudos a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares, passaram a ter grande relevância e vêm proporcionando espaço para discussões essenciais a acerca do acesso a um sistema de ensino adequado para atender, de maneira eficaz, a estes alunos. Nesta perspectiva, o presente artigo pretende expor uma abordagem de experiência prática entre docente e discentes que apresentam necessidades educacionais especiais, como também analisar o desenvolvimento gradativo destes alunos, inclusos em um ambiente que, de fato, lhe é favorável, tanto em habilidades quanto em competências. Para tanto, toma-se como dados para análise de registro, a reunião de fatores internos/externos que permeiam a vivência discente para uma diagnose efetiva (planejamento, elaboração, execução de atividades), observando o reflexo que a metodologia do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha na aprendizagem deste aluno. Alguns resultados apontam para o fato de que a necessidade especial quando trabalhada de forma sistematizada/adequada, em muito contribui para a realização individual de cada aluno que, por sua vez, necessita de um olhar crítico-construtivo que observe e que proponha desafios para que este aluno se supere e se desenvolva. O AEE, portanto, confirma a desmistificação de uma série de preconceito que envolvem os indivíduos com necessidades educacionais especiais e corrobora com o fato de que avanços e progresso são sempre possíveis, basta nos esforçarmos.
Descrição:
Araújo, J. G. Atendimento educacional especializado:o acreditar faz diferença!. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.