UEPB - Repositório Digital

Afetividade no contexto educativo: sua importância segundo os professores do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Maria Sônia de Sales
dc.date.accessioned 2020-01-31T13:10:25Z
dc.date.available 2020-01-31T13:10:25Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21529
dc.description BRITO, M. S. de S. Afetividade no contexto educativo: sua importância segundo os professores do ensino fundamental. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A afetividade é um fator importante na constituição do sujeito. Dado que, a afetividade é um estado psíquico do homem e que pode ou não ser modificado de acordo com as situações que lhe permeiam, acompanha-lhe durante toda a sua vida, ela exerce um significativo papel no desenvolvimento do sujeito e em suas relações sociais. O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender a importância da afetividade no ensino fundamental. Para conseguir tal propósito, foi realizado um estudo de caso com abordagem quantitativo-qualitativo, com a participação de vinte profissionais da educação do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola de Campina Grande – PB. Por meio de um questionário semi-estruturado. Foram analisadas e discutidss as respostas das docentes com fundamentação nas teorias do teórico Henri Wallon (1968), e dos autores (as) Galvão (2014), Sabino (2012), Almeida e Mahoney (2007), Mendes (2017), Rossini (2012), entre outros. Os resultados apresentaram que os laços afetivos são muito importantes para estabelecer uma relação professor/aluno e ajudar na construção do ensino aprendizagem, uma vez que para os docentes a afetividade gera confiança e segurança nos alunos, tornando a atividade da escolarização mais prazerosa e motivadora. Todavia para elas, através da prática de atividades pedagógicas envolvendo a afetividade torna possível se estabelecer amizade e empatia com os alunos. Portanto conclui-se que a comunidade escolar, em particular a docência, deve levar em consideração o papel da afetividade no contexto escolar para promover um bom desempenho na efetivação do processo de ensino aprendizagem com os alunos, visando seu desenvolvimento de forma integral. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Afetividade no contexto educativo: sua importância segundo os professores do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta