Resumo:
Este artigo surgiu no intuito de discutir o papel do educador do gênero masculino no âmbito da Educação Infantil. Minoria em todos os níveis de ensino, os homens tentam ganhar espaço num ambiente historicamente dominado pelas mulheres e levantam questões como preconceito, desvalorização do trabalho docente e construções sociais que envolvem escola, família e comunidade. Baseado em alguns pesquisadores do assunto como: Santos, Mattos, Ferreira, Sayão e outros, buscamos analisar as trajetória docente de profissionais do sexo masculino do município de Queimadas - PB.Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos entrevistas escritas com os dois únicos professores da Educação Infantil que atuam no município de Queimadas -PB. Os objetivos que nortearam nosso trabalho foram traçar um perfil do profissional masculino na Educação Infantil do Município de Queimadas e detectar as dificuldades encontradas para exercer suas funções. Os dados possibilitaram concluir que os homens são minoria na educação infantil não só na cidade pesquisada, mas em todo o Brasil, e que alguns desses profissionais temem não exercer tal função pelo fato do preconceito, visto que essa função está tão marcada culturalmente pelo papel da mulher.
Descrição:
Silva, W. L. da. Homens que educam: desafios do nosso tempo. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.