Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo acerca da
inclusão escolar numa escola municipal localizada na cidade de Logradouro-
PB. A pesquisa desenvolvida teve por objetivo verificar como acontece o
processo de inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA) na
referida escola. Para a realização deste trabalho, que é de natureza qualitativa,
foram realizadas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para
fundamentação teórica foram consultados textos de autores, tais como:
Stainback (1999), Mazzotta (2005), e Jannuzzi (2006), entre outros e
documentos legais, entre eles: a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de
Educação, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Pessoa com
Deficiência e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados mostraram
que ainda existe, portanto, uma carência de políticas educacionais inclusivas,
como também metodologias que atendam às necessidades específicas do
aluno com (TEA) que aconteçam de forma efetiva, e que façam com que os
alunos interajam entre si, e principalmente, que façam com que a
aprendizagem ocorra de fato.
Descrição:
COSTA, J. K. L. da. Entre a inclusão de direito e a inclusão de fato. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.