dc.description.abstract |
Neste trabalho realizamos um estudo de intertextualidade a partir da versão em mangá do
conto Chapeuzinho Vermelho dos irmãos Grimm, em que personagens conhecidos, escapam
de forma divertida dos papéis estabelecidos nos contos clássicos. O objetivo geral é analisar o
“Grimms mangá” no qual a mangaká, pessoa que desenha o mangá, dá uma versão diferente
para a história da Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm. Na versão mangá,
Chapeuzinho e o Lobo têm grandes chances de constituir um par romântico. E como objetivos
específicos analisar a linguagem visual presente nos quadrinhos do mangá que surgem como
partes importantes na construção de sentido através dos traços e expressões que são
manifestados pelas personagens no processo de transformação de um gênero textual em outro
e, por fim, refletir sobre a leitura do mangá, enquanto facilitador e/ou motivador para a leitura
do texto na íntegra. Esta pesquisa foi realizada de forma qualitativa e bibliográfica, pois com
o passar dos anos, a produção do quadrinho japonês, o mangá, tem se tornado um produto de
referência para a leitura. O estudo utilizou como referências Barbosa (2013), Barroso (2013),
Bari (2008), Barthes (1990), Chaulhub (2005), Corso (2006), Darnton (1986), Gotlib (2006),
Guerini (2013), Greimas (2013), Grim (2012), Mendonça (2010), Moliné (2004), Nagado
(2005), Rama (2010), Soares (2007), Vergueiro (2010), Warner (1999) e Yshiyama (2009) |
pt_BR |