UEPB - Repositório Digital

Percepção de professores sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Raimundo, Miriam Soares
dc.date.accessioned 2020-02-07T11:48:04Z
dc.date.available 2020-02-07T11:48:04Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21601
dc.description RAIMUNDO, M. S. Percepção de professores sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que a ludicidade é um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, defendemos que os educadores devem estar em processo contínuo de aprendizagem, buscando diversificar suas práticas docentes. Neste artigo objetivamos refletir sobre a percepção de professores que lecionam no Ensino Fundamental quanto ao trabalho com o lúdico, no contexto escolar. De natureza qualitativa analítica, os dados gerados são respostas de 11 professores que lecionam em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no município de Campina Grande-PB, sobre o conhecimento lúdico e se as ações docentes realizadas em sala de aula, destacando se o lúdico contribui ou não, no dia a dia, para o desenvolvimento dos alunos. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos as contribuições de Almeida (2015), Bezerra (2016) e Silva (2009). A análise demonstra que os professores têm uma percepção aguçada sobre a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e que os jogos utilizados em sala de aula são de caráter mais educativos, porém, ainda não concebem outros procedimentos lúdicos como estratégias de apropriação de conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Percepção de professores sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta