Resumo:
O presente artigo é resultado de leituras e reflexões sobre o tema, Letramento
literário, como também, de uma pesquisa realizada em uma escola do Ensino
Fundamental, localizada no município de Catolé do Rocha- PB. Nessa perspectiva
nosso objetivo é compreender como tem sido realizado o letramento literário em
uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, e discutir sobre a transcendência
desse processo e de como ele pode ser trabalhado através de sequências didáticas.
Sobre essa perspectiva desenvolvemos nosso trabalho analisando essas questões,
tanto na teoria quanto na prática, objetivando os desafios enfrentados pelo professor
e o papel da escola nesse processo. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo,
para subsidiar a discussão, utilizamos as teorias de Cosson (2006), Soares (2000) e
Pinheiro (2007), os quais apresentam o conceito de letramento, letramento literário e
sua importância para a formação escolar e o desenvolvimento social do aluno.
Descrição:
SILVA, M. A. F. Letramento literário e a prática escolar. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.