UEPB - Repositório Digital

A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Hermeson Robson Soares da
dc.date.accessioned 2020-05-05T15:34:09Z
dc.date.available 2020-05-05T15:34:09Z
dc.date.issued 2019-11-06
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21862
dc.description SILVA, H. R. S. da. A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Neste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como proposta de artigo, é fruto de observação e vivência de aulas de matemática no Instituto dos Cegos do Nordeste em Campina Grande – PB. Metodologicamente, observamos a metodologia do ensino de matemática ministrada aos alunos portadores de deficiência visual da instituição, para tanto, contamos com o apoio dos professores da própria instituição para o aprendizado de práticas pedagógicas e de utilização dos materiais concretos disponíveis no Instituto. Utilizamos, ainda, leitura de textos sobre a história da matemática, geometria, e também textos que apontam para uma retomada do ensino de geometria. Para os procedimentos práticos a serem trabalhados com os alunos da instituição, neste TCC, nos ancoramos na tese de doutorado Matemática e Deficiência visual, do autor Jorge Carvalho Brandão (2010). Tese, esta, que trata do uso de conceitos de técnicas de orientação e mobilidade no ensino de geometria, voltado para o aluno portador de deficiência visual. Os resultados que observamos é que desta união entre matemática e as técnicas de orientação e mobilidade, encontramos um vasto campo de possibilidades para que professores e alunos possam se desenvolver. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Materiais concretos pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.title A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta