Resumo:
Atualmente é possível observar a forte presença da Química auxiliando na elucidação de crimes, a este novo ramo da ciência dá-se o nome de Química Forense. Esta temática, que vem crescendo e aguçando a curiosidade dos indivíduos em sociedade ao longo dos anos, tem potencialidades para contextualizar e interdisciplinar as aulas de Química e pode contribuir com o processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um relato de observação, em um minicurso, com um grupo de alunos em formação acadêmica em Química e mostra, através deste, que a Química Forense pode servir como tema transversal e facilitador para a aprendizagem dos conteúdos presentes nos currículos. O minicurso “Química Forense e suas Aplicações no Ensino” foi ministrado no IV Congresso Regional de Estudantes de Química do Nordeste, realizado na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na cidade de Campina Grande-PB, no qual participaram 23 estudantes de graduação em Química de diferentes instituições do Brasil. Foram utilizados questionários pré e pós diagnostico para avaliação e para coleta de dados. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, representados por meio de tabelas e interpretados de acordo com a literatura, utilizar novas metodologias associado ao uso da experimentação em conjunto com tema geradores, foi possível determinar que a aprendizagem significativa foi alcançada pelos alunos, que houve entendimento sobre a transposição de conteúdos básicos curriculares e que a interdisciplinaridade e a contextualização caminham junto com o saber cientifico.
Descrição:
SILVA, A. de A. Relato sobre a da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.