UEPB - Repositório Digital

Relato sobre a utilização da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aline de Andrade
dc.date.accessioned 2020-05-05T17:26:58Z
dc.date.available 2020-05-05T17:26:58Z
dc.date.issued 2018-11-22
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21924
dc.description SILVA, A. de A. Relato sobre a da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente é possível observar a forte presença da Química auxiliando na elucidação de crimes, a este novo ramo da ciência dá-se o nome de Química Forense. Esta temática, que vem crescendo e aguçando a curiosidade dos indivíduos em sociedade ao longo dos anos, tem potencialidades para contextualizar e interdisciplinar as aulas de Química e pode contribuir com o processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um relato de observação, em um minicurso, com um grupo de alunos em formação acadêmica em Química e mostra, através deste, que a Química Forense pode servir como tema transversal e facilitador para a aprendizagem dos conteúdos presentes nos currículos. O minicurso “Química Forense e suas Aplicações no Ensino” foi ministrado no IV Congresso Regional de Estudantes de Química do Nordeste, realizado na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na cidade de Campina Grande-PB, no qual participaram 23 estudantes de graduação em Química de diferentes instituições do Brasil. Foram utilizados questionários pré e pós diagnostico para avaliação e para coleta de dados. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, representados por meio de tabelas e interpretados de acordo com a literatura, utilizar novas metodologias associado ao uso da experimentação em conjunto com tema geradores, foi possível determinar que a aprendizagem significativa foi alcançada pelos alunos, que houve entendimento sobre a transposição de conteúdos básicos curriculares e que a interdisciplinaridade e a contextualização caminham junto com o saber cientifico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sara Regina Carneiro de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Metodologias de Ensino pt_BR
dc.subject Química forense pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Relato sobre a utilização da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta