Resumo:
Diante dos altos índices de evasão dos cursos da área de exatas, abandonos de disciplinas, dificuldades de aprendizado, quantidade de reprovações, pesquisadores vêm se dedicando ao estudo e a busca pelo entendimento do que se passa nesse ambiente, visando melhores resultados e desempenho dos alunos. Uns pesquisam sobre metodologias, outros estudam sobre os currículos. No entanto, poucas são as pesquisas que buscam entender a relação entre aluno-professor. Uma vez que, poucas são as pesquisas voltadas para o entendimento e solução dos problemas de aprendizagem no nível superior, o estudo das personalidades dos alunos torna-se relevante, pois suas implicações podem influenciar no processo de aprendizagem. O estudo dos Tipos Psicológicos MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) possibilita uma compreensão mais ampla sobre a dinâmica da personalidade humana. Diante do cenário atual e das grandes mudanças provocadas pela inovação acelerada, o presente trabalho propõe a análise do perfil MBTI com alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB, a partir da aplicação do questionário “Classificador de Temperamentos de Keirsey” à alunos matriculados do curso, a fim de fornecer um levantamento estatístico que auxilie o corpo docente do curso na tomada de decisões. Os resultados da pesquisa apontam dados que corroboram com a Teoria dos Indicadores de Myers- Briggs e os Temperamentos de Keirsey como indicando predominância de alunos com o Temperamento Guardião.
Descrição:
NUNES, T. P. Análise do perfil MBTI com alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.