Resumo:
As descobertas e as aprendizagens das crianças na educação infantil ocorrem através da sua vivência corporal, pela exploração do ambiente e da manipulação dos objetos, nas quais a Educação Física tem grande contribuição nesta faixa etária, pois seu principal instrumento de avaliação é o movimento, este expressão corporal, enquanto linguagem. A formação integral do aluno, assim como a contribuição para a experimentação da cultura do movimento humano, possibilita um desenvolvimento mais completo. A Educação Infantil está inserida na BNCC, atrelada à proposta pedagógica da escola pela LDB, porém as flexibilizações dos Estados e Municípios permitem a não contemplação do componente em toda rede de ensino. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar e discutir como se desenvolve a Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino, a partir de uma revisão de literatura de cunho qualitativo. Os critérios estabelecidos para a pesquisa foram a definição de periódicos que seriam as bases de dados da pesquisa, a demilitação de busca (artigos na área da Educação Física Infantil) e o período de publicação dos artigos, entre os anos de 2013 e 2018, com um total de 6 artigos selecionados. Podemos perceber poucas publicações voltadas ao tema proposto, pode-se ressaltar tal carência pelo fato da obrigatoriedade das aulas de Educação Física na educação infantil é recente, não há uma clareza quanto ao professor para lecionar tal componente e também a ausência de debates e equivalência do ensino infantil com os demais ciclos de ensino nos cursos de formação docente.
Descrição:
FERREIRA, A. C. C. A Educação Física na educação infantil: Uma discussão. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.