UEPB - Repositório Digital

Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, Laura Isabela Marinho de Araújo
dc.date.accessioned 2020-05-05T18:49:47Z
dc.date.available 2020-05-05T18:49:47Z
dc.date.issued 2012-12-14
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21997
dc.description SOUTO, L. I. M. de A. Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I. 2012. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A inserção da Educação Física na escola direciona-se em buscar contribuir para a formação integral do aluno, mostrando-lhes que a realidade na qual estão inseridos contribui com o processo de construção do ser, assim como o acompanha através de uma cultura classificada como Cultura Corporal. Esta se manifesta socioculturalmente através de jogos, esporte, ginástica, luta e dança. O presente estudo objetiva discutir como são utilizados os Jogos e Brincadeiras Populares dentro das propostas pedagógicas e dos currículos da disciplina Educação Física, a fim de conhecer e identificar a importância dada a esses conteúdos pelos professores da área. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e documental, fundamentada nos referenciais teóricos que norteiam a área, considerando-os a partir do conteúdo (Jogos) e da metodologia de ensino. Ao tratarmos sobre essa temática, possibilitamos uma participação holística de todo o núcleo escolar, ou seja, um envolvimento integral da escola, professores, pais, alunos e da comunidade para com a educação do ser. Assim, através do conteúdo Jogo, a educação ganha novos rumos, pois incorpora conhecimentos do cotidiano dos alunos, diversifica formas de intervenção, bem como, resgata Jogos e Brincadeiras Populares. Esse conteúdo torna-se apenas limitado por meio da compreensão/discussão que recebe por cada grupo em que encontra-se inserido. Conclui-se, portanto, que as obras estudadas permitem um maior acesso aos conhecimentos sobre a temática, porém, surge do professor a iniciativa de pesquisar, conhecer, utilizar e valorizar a mesma. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Jogos populares pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.title Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta