dc.contributor.author |
Silva, Marcilanne Flausino da |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-05T19:08:07Z |
|
dc.date.available |
2020-05-05T19:08:07Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22026 |
|
dc.description |
SILVA, M. F. da. Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem cunho de caráter exploratório com abordagem qualitativa sobre a contextualização do tema gerador Cosméticos da Beleza com enfoque no movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas aulas de Química do conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas. A mesma buscou verificar a eficácia de uma metodologia para auxiliar no processo de do ensino aprendizado em química. A pesquisa foi realizada em uma turma formada por 35 alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Jose Barbosa, na cidade de Aroeiras – PB. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados dois questionários, um com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes e o segundo com o intuito de avaliar a proposta de ensino pelos alunos. Como instrumento para verificação da aprendizagem dos estudantes foi utilizado como recurso a construção de mapas conceituais. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados foram positivos observando-se avanços no processo de ensino e aprendizagem, pois, 77,14% dos estudantes obtiveram acertos no questionário de verificação da aprendizagem, configurando assim que a proposta didática se mostrou eficiente e motivadora para o ensino aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Funções nitrogenadas |
pt_BR |
dc.subject |
Temas geradores |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas conceituais |
pt_BR |
dc.title |
Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |