Resumo:
A presente pesquisa tem cunho de caráter exploratório com abordagem qualitativa sobre a contextualização do tema gerador Cosméticos da Beleza com enfoque no movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas aulas de Química do conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas. A mesma buscou verificar a eficácia de uma metodologia para auxiliar no processo de do ensino aprendizado em química. A pesquisa foi realizada em uma turma formada por 35 alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Jose Barbosa, na cidade de Aroeiras – PB. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados dois questionários, um com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes e o segundo com o intuito de avaliar a proposta de ensino pelos alunos. Como instrumento para verificação da aprendizagem dos estudantes foi utilizado como recurso a construção de mapas conceituais. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados foram positivos observando-se avanços no processo de ensino e aprendizagem, pois, 77,14% dos estudantes obtiveram acertos no questionário de verificação da aprendizagem, configurando assim que a proposta didática se mostrou eficiente e motivadora para o ensino aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa.
Descrição:
SILVA, M. F. da. Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.