Resumo:
Nos processos educativos os recursos pedagógicos tem um papel importante na efetivação do trabalho escolar e no ensino de química a experimentação vem se destacando como uma ferramenta valiosa no processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo aplicar uma intervenção didática com o auxilio das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de reações químicas, bem como, tema gerador “impactos ambientais” e dispondo como utensílio a perspectiva ciência-tecnologia-sociedade- ambiente (CTSA). O público alvo da pesquisa foi uma turma do 1º ano, na qual continha 36 estudantes. A pesquisa foi realizada durante o mês de setembro de 2018, em uma escola pública de rede estadual de ensino pertencente ao município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados foram dois questionários. Os resultados apresentados mostraram que os participantes da pesquisa aprovaram a intervenção didática e que houve aprendizagem significativa para os conceitos científicos ensinados. É possível considerar que no processo de construção do conhecimento o papel do planejamento é relevante para alcançar o êxito no trabalho escolar, bem como no aprendizado dos alunos.
Descrição:
CUNHA, J. M. da. Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.