UEPB - Repositório Digital

Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Jaqueline Mendes da
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:10:28Z
dc.date.available 2020-05-05T19:10:28Z
dc.date.issued 2018-12-03
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22035
dc.description CUNHA, J. M. da. Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Nos processos educativos os recursos pedagógicos tem um papel importante na efetivação do trabalho escolar e no ensino de química a experimentação vem se destacando como uma ferramenta valiosa no processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo aplicar uma intervenção didática com o auxilio das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de reações químicas, bem como, tema gerador “impactos ambientais” e dispondo como utensílio a perspectiva ciência-tecnologia-sociedade- ambiente (CTSA). O público alvo da pesquisa foi uma turma do 1º ano, na qual continha 36 estudantes. A pesquisa foi realizada durante o mês de setembro de 2018, em uma escola pública de rede estadual de ensino pertencente ao município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados foram dois questionários. Os resultados apresentados mostraram que os participantes da pesquisa aprovaram a intervenção didática e que houve aprendizagem significativa para os conceitos científicos ensinados. É possível considerar que no processo de construção do conhecimento o papel do planejamento é relevante para alcançar o êxito no trabalho escolar, bem como no aprendizado dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Abordagem CTSA pt_BR
dc.subject Experimentação alternativa pt_BR
dc.title Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta