Resumo:
A experimentação de baixo custo, representa uma importante estratégia atualmente para a inserção do ensino problematizador em aulas de Física, possibilitando assim meios para um ensino atrativo e condizente com a realidade dos educandos. Sendo utilizada no presente trabalho em paralelo à abordagem em ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que está ligada ao processo de educação ambiental na formação do cidadão. Este trabalho objetiva relatar a experiência de aulas ministradas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na qual foi trabalhada uma proposta para o ensino de Termometria no ensino médio. Mas também visa sugerir uma segunda proposta de ensino que pode ser executada de forma complementar, que busca despertar a conscientização ambiental dos alunos, relacionando-a aos materiais recicláveis utilizados no experimento. Para realização deste trabalho foi atendida uma escola localizada na cidade de Campina Grande-PB e teve como público alvo, 32 alunos de uma turma da 2ª série do ensino médio, na qual foi realizada intervenção com período total de três horas-aula, em que foi feita a construção do termômetro com materiais de baixo custo. A intervenção realizada resultou em uma maior participação e consequentemente atratividade dos alunos ao tema da aula, despertando maior criticidade e possibilitando apropriação dos conhecimentos para uma formação cidadã, a fim de que possam contribuir para melhorias no contexto que estão inseridos.
Descrição:
LIMA, M. S. S. de. O ensino de termometria por meio da Experimentação de baixo custo: Incentivando a conscientização ambiental. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.