Resumo:
A utilização das atividades experimentais é um tema que vem sendo frequentemente discutido por diversos pesquisadores, que apontam essas atividades como sendo de grande importância no processo de ensino e aprendizagem de Física. Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise do que pensam professores de Física de algumas escolas públicas e/ou privadas sobre a utilização de atividades experimentais nas suas aulas. A metodologia utilizada foi baseada na aplicação de um questionário contendo 06 questões objetivas, que foram respondidas por 15 professores. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a utilização dos laboratórios no processo de ensino e aprendizagem de ciências, priorizando o ensino de Física, bem como sobre a importância das atividades experimentais, abordando também a utilização de materiais de baixo custo. Os resultados obtidos foram analisados, discutidos e apresentados em tabelas. Acreditamos que estes resultados foram importantes (mesmo que tenha sido usada uma amostra relativamente pequena), uma vez que eles podem auxiliar professores no exercício de sua prática docente, no que diz respeito a utilização ou não de atividades experimentais em suas turmas.
Descrição:
SOUZA, N. de L. A importância das atividades experimentais: Um estudo de caso com professores e Física em Campina Grande – PB. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.