Resumo:
Diante de uma economia globalizada e um mercado exigente e dinâmico, as empresas buscam
cada vez mais maneiras para manter-se competitiva, consolidar sua marca e ter clientes fiéis,
tendo como grande aliado o Marketing. E uma vez que o Brasil é mundialmente conhecido
como o país do futebol, faz-se pertinente considerar esse público como clientes em potencial.
Em vista disso, o presente artigo tem por objetivo compreender os sentimentos revelados pelo
torcedor de futebol em relação ao seu time, sob a perspectiva do cliente fiel às marcas
associadas a este. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, aplicada
por meio de um questionário contendo treze perguntas acerca do assunto em questão, tendo
sido respondido por 70 torcedores de diferentes times, e a partir de uma análise interpretativa
de acordo com os resultados da pesquisa, apresentou o Flamengo como time o de maior apelo,
e torcedores dispostos a adquirir e aliar-se a empresas que estão vinculadas ao seu time do
coração. Torna-se relevante destacar a importância de ser trabalhado e aproveitado esses
possíveis clientes nas ações de Marketing do cenário futebolístico, quer seja pelo próprio
clube, quer seja por seus patrocinadores, a fim de agregar estes fãs a sua cartela fiel de
consumidores.
Descrição:
RÊGO, T. P. G. Amar é ser fiel: uma análise dos fatores que expressam a fidelidade do torcedor ao seu time de futebol. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.