UEPB - Repositório Digital

Tessituras sobre o estágio supervisionado no curso de pedagogia/UEPB/Campus I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ana Maria Felipe
dc.date.accessioned 2020-08-07T00:24:30Z
dc.date.available 2020-08-07T00:24:30Z
dc.date.issued 2019-08-20
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22224
dc.description SANTOS, A. M. F. Tessituras sobre o estágio supervisionado no curso de pedagogia/UEPB/Campus I. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus I. Para tanto, traz um breve histórico sobre a Pedagogia e sua institucionalização no Brasil. Em seguida, busca compreender a estrutura e contribuição dos Estágios Supervisionados nas licenciaturas e posteriormente faz um recorte dessa linha de pensamento para os Estágios Supervisionados da UEPB, no curso de Pedagogia, Campus I. Com efeito, esse objeto de estudo surgiu mediante observações e reflexões realizadas em campo de Estágio durante o curso de Pedagogia. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através da plataforma online: Formulários Google, através de link disponibilizado através das redes sociais (Facebook, Messenger e WhastsApp) para alunos do curso de Pedagogia, professores de Estágio e gestores escolares das unidades que recebem estagiários, num total de vinte e oito contribuintes. Através desta pesquisa obteve-se os seguintes resultados: a carga horária dos Estágios é satisfatória e os Estágios Supervisionados contribuem significamente na formação docente; há dificuldades na realização das atividades do Plano de Estágio e também há resistência para receber os estagiários nas instituições de ensino. Por fim, atinge-se, através do estágio vivência, ainda que rápida com pessoas com deficiência, e isso é positivo na formação do Pedagogo. Os relatórios ao final do componente curricular de Estágio Supervisionado, além de sistematizarem a vivência, provocam reflexão sobre esta e suas contribuições para a vida profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title Tessituras sobre o estágio supervisionado no curso de pedagogia/UEPB/Campus I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta