dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus I. Para tanto, traz um breve histórico sobre a Pedagogia e sua institucionalização no Brasil. Em seguida, busca compreender a estrutura e contribuição dos Estágios Supervisionados nas licenciaturas e posteriormente faz um recorte dessa linha de pensamento para os Estágios Supervisionados da UEPB, no curso de Pedagogia, Campus I. Com efeito, esse objeto de estudo surgiu mediante observações e reflexões realizadas em campo de Estágio durante o curso de Pedagogia. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através da plataforma online: Formulários Google, através de link disponibilizado através das redes sociais (Facebook, Messenger e WhastsApp) para alunos do curso de Pedagogia, professores de Estágio e gestores escolares das unidades que recebem estagiários, num total de vinte e oito contribuintes. Através desta pesquisa obteve-se os seguintes resultados: a carga horária dos Estágios é satisfatória e os Estágios Supervisionados contribuem significamente na formação docente; há dificuldades na realização das atividades do Plano de Estágio e também há resistência para receber os estagiários nas instituições de ensino. Por fim, atinge-se, através do estágio vivência, ainda que rápida com pessoas com deficiência, e isso é positivo na formação do Pedagogo. Os relatórios ao final do componente curricular de Estágio Supervisionado, além de sistematizarem a vivência, provocam reflexão sobre esta e suas contribuições para a vida profissional. |
pt_BR |