UEPB - Repositório Digital

Lúdico: ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de inglês da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Henriques, Isabele da Silva
dc.date.accessioned 2020-08-11T00:42:52Z
dc.date.available 2020-08-11T00:42:52Z
dc.date.issued 2019-06-11
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22229
dc.description HENRIQUES, I. da S. Lúdico: ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de inglês da educação infantil. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Na aquisição de uma língua estrangeira nas séries iniciais, o lúdico possibilita uma junção entre a brincadeira e o aprendizado, fazendo com que as crianças aprendam de forma espontânea, divertida e prazerosa. Seguindo esse viés, o presente trabalho tem como objetivo descrever e refletir a contribuição do uso de atividades lúdicas como um mecanismo de apoio pedagógico e verificar de que forma essas atividades são capazes de motivar os alunos e influenciá-los no processo de ensino/aprendizagem nas salas de aula de Língua Inglesa (LI) da Educação Infantil (EI). Para isso, desenvolvemos uma sequência de atividades lúdicas compostas por jogos facilitadores da apreensão, associação e fixação do vocabulário a partir do tema “colors” que foram confeccionados pela professora utilizando materiais reciclados. As atividades foram realizadas nas aulas de LI em uma turma de Infantil V de uma escola da rede privada localizada no município de Campina Grande – PB. No decorrer do trabalho verificamos o envolvimento dos alunos na realização das atividades apresentadas, bem como os resultados na assimilação e compreensão do vocabulário. Com os resultados obtidos, percebemos que o lúdico é um mecanismo importantíssimo para um trabalho bem-sucedido em sala da aula, pois houve aprendizado, participação e principalmente o gosto do aluno em aprender uma língua estrangeira através de tal metodologia. O trabalho teve o embasamento teórico de autores como Vygotsky (1984) e Kishimoto (1993). pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Esp. Morgana Conceição da Cruz Gomes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Atividade lúdica pt_BR
dc.subject Didática pedagógica pt_BR
dc.title Lúdico: ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de inglês da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta