UEPB - Repositório Digital

Fanfiction: conceito, características e possibilidades no ensino de inglês como língua adicional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Fernanda Henrique de
dc.date.accessioned 2020-08-11T00:47:01Z
dc.date.available 2020-08-11T00:47:01Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22230
dc.description LIMA, F. H. de. FANFICTION: conceito, características e possibilidades no ensino de inglês como língua adicional. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo geral de analisar o uso da Fanfiction como uma proposta para o Ensino de Línguas, sugerindo algumas possibilidades nas quais esse gênero textual pode ser utilizado. Para isso, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: (i) contextualizar brevemente os estudos dos gêneros textuais digitais (GTDs); (ii) discorrer a respeito dos gêneros textuais multimodais (GTMs) e da relação dos (GTDs) com o ensino de línguas; e (iii) apresentar o conceito e características da fanfiction discutindo seu possível uso enquanto GTD no ensino de língua inglesa, objeto de discussão nesse trabalho. Com relação à metodologia, este estudo é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Bibliográfica, pois segundo Santos et al (2007), as informações contidas em um estudo desse tipo são extraídas de materiais já publicados, a saber, artigos acadêmicos, livros etc. Qualitativa, pois segundo Gerhardt e Silveira (2009), os dados apresentados foram analisados de maneira a evidenciar a qualidade deles por meio de sua interpretação feita pelo autor sem variantes numéricas. No caso deste estudo, foram utilizadas como corpus de análise algumas fanfictions extraídas de plataformas online. Para embasar este estudo, foi feito uso das contribuições de Marcuschi (2002); Marcuschi (2004); Pinto (2009); Barros (2009); Alves e Souza (2016); Clemente (2013); Adati, Ferreira e Cristóvão (2017); Souza e Marins (2014) e Cavalcanti (2010). Por fim, acreditamos que o uso de fanfictions no ensino de línguas pode motivar os alunos no desenvolvimento linguístico já que está relacionado às novas tecnologias e aos interesses pessoais, bem como cremos que este estudo e sua temática podem abrir novos caminhos para o desenvolvimento de mais pesquisas nessa área. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Fanfiction pt_BR
dc.subject Narrativa ficcional pt_BR
dc.title Fanfiction: conceito, características e possibilidades no ensino de inglês como língua adicional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta