UEPB - Repositório Digital

O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ayse Pricilla Brito Dias e
dc.date.accessioned 2020-08-11T00:50:56Z
dc.date.available 2020-08-11T00:50:56Z
dc.date.issued 2019-07-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234
dc.description SILVA, A. P. B. D. O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA. 2019. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste na exposição dos resultados de uma pesquisa-ação de cunho descritiva e expositiva, realizada com uma turma do ciclo III do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública no município de Boqueirão, Paraíba. O objetivo dessa pesquisa é investigar e defender como o ensino contextualizado, sistemático e frequente da ortografia, realizado a partir da necessidade do aluno, com dispositivos elaborados pelo professor, capazes de proporcionar uma aprendizagem mais consistente, viabiliza a apropriação do conhecimento ortográfico por parte desse discente. A mesma está embasada nas contribuições teóricas de Silva (2017), Morais (2009), Monteiro (2007), Cagliari (1999), Lemle (1998), entre outros. Para a coleta de dados partimos da aplicação de uma sequência didática organizada para o estudo de aspectos ortográficos provenientes das necessidades de aprendizagem demonstradas pelos alunos em seus textos. O corpus de análise desse estudo é composto pelas atividades elaboradas para o estudo sobre o uso dos grafemas m e n, quando em dígrafos vocálicos, de acordo com a norma-padrão. Os resultados dessa investigação confirmam a possibilidade da construção consciente de conhecimentos e habilidades por parte do aluno que é exposto a uma metodologia de ensino-aprendizagem sistemática, frequente e reflexiva sobre o uso da norma-padrão da Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Antônio de Pádua Dias da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de jovens e adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ortografia pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta