Resumo:
O presente trabalho aborda reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o processo de alfabetização, analisando quais estratégias são utilizadas para despertar a leitura dentro da disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por coleta de dados por meio de informações a partir de artigos e demais materiais de caráter científico com o objetivo de analisar quais estratégias de ensino o PNAIC utiliza no seu processo de alfabetização e quais critérios metodológicos são desenvolvidos para esse processo. Os autores utilizados como fonte teórica foram: Almeida (2003); Boccato (2006); Teresa Colomer (2007); Giusta (1985); Angel Pérez Gómez (1995); Freire (1996); Rinaldi (2002); Isabel Solé (1998); Silva (2003); Soares (2003) e Piaget (1998, 2007) e estudos da coleção do PNAIC (2012). Portanto, conclui-se que o PNAIC tem promovido mudanças socioeducativas, com novas perspectivas quanto ao processo ensino-aprendizagem; através de suas metodologias, disponibilizadas pela Secretaria de Educação, para as escolas, auxiliando os professores na sua prática pedagógica; através de atividades, livros didáticos, obras pedagógicas complementares e jogos educativos de acordo com a alfabetização e a individualidade de cada criança, contribuindo para que estejam letradas e alfabetizadas até a idade certa.
Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Língua Portuguesa. Alfabetização.
Descrição:
SILVA, V. C. da. Reflexões sobre o PNAIC e o processo de alfabetização. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)_.Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2020.