Resumo:
A Educação Infantil é considerada uma das principais etapas da Educação Básica, por ser o primeiro contato da criança com as novas possibilidades de desenvolvimento oferecidas pela instituição educacional, que neste caso trata-se da creche e pré-escola. Dessa forma, surge a importância da educação psicomotora, onde a participação do professor deve ser baseada em práticas pedagógicas que contemple uma educação psicomotora em sua totalidade, possibilitando, estimulando as crianças em sua integralidade, seguidas de intenções, movimentos e desejos de se comunicar com o mundo. Objetivando refletir a psicomotricidade na Educação Infantil, sua importância e o contexto histórico em que essa foi se firmando ao longo dos tempos, partimos de revisão bibliográfica e estudo de campo com aplicação de questionários a professores da rede pública de ensino do município de Campina Grande-PB, onde identificamos que as professoras participantes do presente trabalho são conhecedoras da psicomotricidade, da sua importância e seus objetos na Educação Infantil. Mesmo não possuindo formação continuada, buscam por conta própria a aperfeiçoamento profissional e se mostram motivadas a uma educação de qualidade.
Descrição:
SILVA, E. P. M. da. Psicomotrocidades no contexto da educação infantil. 2020. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.